Pesquisas de Opinião
Para obter bons resultados, a pesquisa de opinião deve ter clareza de seus objetivos e das técnicas que serão utilizadas para alcançá-los. Um planejamento bem elaborado facilita a coleta de informações e evita desperdícios de tempo e recursos.
Nossa experiência em estudos de opinião pública permite levantamentos mais precisos e a aplicação de análises estratégias específicas para campanhas eleitorais. Confira a seguir algumas das metodologias que utilizamos em nossas investigações.
Pesquisa quantitativa tradicional: realizada com entrevistas pessoais, também denominadas “face a face”, utiliza duas técnicas principais de abordagem: ponto de fluxo ou domiciliar. No ponto de fluxo os entrevistadores se posicionam em locais públicos e aplicam técnicas de amostragem para selecionar entrevistados entre a população que circula pelo local. Já a entrevista domiciliar é feita diretamente na residência do entrevistado, escolhida por meio de técnicas de sorteio amostral, e é especialmente indicada para questionários mais longos, com mais de 20 minutos de duração.
Pesquisa quantitativas telefônica: a coleta também é um tipo de entrevista pessoal, mas realizada por telefone e com o apoio de sistemas informatizados, que controlam o fluxo de perguntas e possibilitam o sorteio automático de contatos telefônicos e o controle de cotas, com acompanhamento direto pelo pesquisador.
Pesquisa qualitativa - grupo de discussão: é uma das principais técnicas de pesquisa qualitativa, também conhecida como grupo focal. Cada grupo de discussão pode reunir de seis a doze pessoas, escolhidas com base em características pré-definidas de acordo com o que se pretende investigar. A condução é feita por um moderador experiente, treinado para estabelecer relação entre os participantes, manter ativa a discussão, estimular a participação e evitar que se perca o foco da pesquisa. O objetivo principal desse tipo de pesquisa é obter uma visão aprofundada sobre um problema e temas que permitam o confronto de opiniões.
Pesquisa qualitativa - entrevista em profundidade: consiste em conversas pessoais apoiadas por um roteiro com perguntas abertas e conduzidas por um entrevistador experiente, para descobrir as opiniões, crenças, atitudes e sentimentos relacionados a determinados temas. É indicada para públicos mais restritos, para exploração mais detalhada de um assunto ou para questões mais sensíveis, que dificilmente se desenvolveriam em grupos.
Pesquisa quantitativa online: feita por meio do envio de questionário para autopreenchimento online. Nesta técnica os questionários são enviados diretamente para os respondentes por e-mail, utilizando um cadastro previamente organizado pelo cliente ou por fornecedor de maillings.
Pesquisa quantitativa por resposta automática (URA): técnica de pesquisa telefônica na qual o questionário é aplicado em um sistema de resposta automática. As perguntas são gravadas previamente e os entrevistados utilizam as teclas do aparelho de telefone para informar suas respostas a cada questão apresentada pela gravação.
Nossa experiência em estudos de opinião pública permite levantamentos mais precisos e a aplicação de análises estratégias específicas para campanhas eleitorais. Confira a seguir algumas das metodologias que utilizamos em nossas investigações.
Pesquisa quantitativa tradicional: realizada com entrevistas pessoais, também denominadas “face a face”, utiliza duas técnicas principais de abordagem: ponto de fluxo ou domiciliar. No ponto de fluxo os entrevistadores se posicionam em locais públicos e aplicam técnicas de amostragem para selecionar entrevistados entre a população que circula pelo local. Já a entrevista domiciliar é feita diretamente na residência do entrevistado, escolhida por meio de técnicas de sorteio amostral, e é especialmente indicada para questionários mais longos, com mais de 20 minutos de duração.
Pesquisa quantitativas telefônica: a coleta também é um tipo de entrevista pessoal, mas realizada por telefone e com o apoio de sistemas informatizados, que controlam o fluxo de perguntas e possibilitam o sorteio automático de contatos telefônicos e o controle de cotas, com acompanhamento direto pelo pesquisador.
Pesquisa qualitativa - grupo de discussão: é uma das principais técnicas de pesquisa qualitativa, também conhecida como grupo focal. Cada grupo de discussão pode reunir de seis a doze pessoas, escolhidas com base em características pré-definidas de acordo com o que se pretende investigar. A condução é feita por um moderador experiente, treinado para estabelecer relação entre os participantes, manter ativa a discussão, estimular a participação e evitar que se perca o foco da pesquisa. O objetivo principal desse tipo de pesquisa é obter uma visão aprofundada sobre um problema e temas que permitam o confronto de opiniões.
Pesquisa qualitativa - entrevista em profundidade: consiste em conversas pessoais apoiadas por um roteiro com perguntas abertas e conduzidas por um entrevistador experiente, para descobrir as opiniões, crenças, atitudes e sentimentos relacionados a determinados temas. É indicada para públicos mais restritos, para exploração mais detalhada de um assunto ou para questões mais sensíveis, que dificilmente se desenvolveriam em grupos.
Pesquisa quantitativa online: feita por meio do envio de questionário para autopreenchimento online. Nesta técnica os questionários são enviados diretamente para os respondentes por e-mail, utilizando um cadastro previamente organizado pelo cliente ou por fornecedor de maillings.
Pesquisa quantitativa por resposta automática (URA): técnica de pesquisa telefônica na qual o questionário é aplicado em um sistema de resposta automática. As perguntas são gravadas previamente e os entrevistados utilizam as teclas do aparelho de telefone para informar suas respostas a cada questão apresentada pela gravação.
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